Na manhã desta quarta-feira (21), a Polícia Civil de Eunápolis prendeu um casal suspeito de envolvimento na emboscada que teve como alvo o diretor do Conjunto Penal da cidade, Jorge Magno Alves Pinto. O ataque ocorreu na noite de terça-feira (20), quando o veículo oficial foi interceptado por homens armados na Avenida Alcides Lacerda, próximo ao bairro Paquetá.
O diretor não estava no carro no momento do ataque, mas o motorista, um funcionário terceirizado, foi atingido por disparos e socorrido em estado grave para o Hospital Regional de Eunápolis.
As investigações apontam que o casal detido teria fornecido informações logísticas para a execução do atentado. A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar e prender os demais envolvidos na ação criminosa.
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que a suspeita inicial é de que o atentado tenha sido ordenado por membros de facções criminosas, como retaliação à atuação do diretor, que assumiu o cargo após a fuga de 16 detentos em dezembro do ano passado.
Em resposta ao ataque, uma operação conjunta foi deflagrada na madrugada de quarta-feira, 21 de maio, envolvendo cerca de 100 agentes das Polícias Civil, Militar, Penal, Rodoviária Federal e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO Bahia), com incursões em Eunápolis e cidades vizinhas.
A Polícia Civil da Bahia segue investigando o caso para identificar e prender os responsáveis pelo crime.