A delegacia de repressão a crimes virtuais está investigando uma suspeita por criar um perfil falso em uma rede social para difamar mulheres e autoridades, em Itapebi. O delegado afirmou a nossa reportagem que o IP do celular já foi rastreado e a conta Google está em nome de uma mulher, que a qualquer tempo será localizada e presa após ser rastreada.
Como o nome da investigada ainda não pode ser divulgado para não facilitar destruição de provas e obstrução da justiça, manteremos o sigilo, mas com a devida autorização, o raio de pesquisa onde foi localizado o IP, está na região de Itapebi. Após o flagrante e apreensão do celular a criminosa poderá ser presa.
As pessoas difamadas eram todas de Itapebi e faziam parte do ciclo social da própria mulher. Por isso, ela conseguia informações delas de forma mais fácil.
O delegado que investiga o caso, Bruno Martins, contou que várias pessoas foram vítimas da mulher e ele espera que mais denúncias cheguem até a Polícia.
“A orientação é no sentido de que as pessoas venham registrar, até para que a gente consiga materializar mais crimes contra a honra e para que ela possa responder pelos seus atos. A internet não é terra sem lei”, disse o delegado Bruno Martins.
A Justiça determinará o bloqueio da página de imediato. A Polícia também solicitou à rede social (instagram) o cumprimento da medida. Os nomes das vítimas não foram divulgados, e o caso segue em investigação.
Como denunciar crimes virtuais no WhatsApp
Se o crime virtual, como ameaça, assédio, difamação ou compartilhamento de conteúdo ilegal, for praticado no mensageiro WhatsApp, é importante tomar medidas para garantir a segurança pessoal. O primeiro passo é bloquear o agressor, não compartilhar informações pessoais e manter registros de todas as interações. O segundo passo é registrar a denúncia.
-
Abra a conversa com o infrator no aplicativo.
-
Toque no nome do contato ou grupo na parte superior da tela.
-
Role para baixo e selecione Denunciar.
-
Será possível denunciar e bloquear ou apenas denunciar.
-
O WhatsApp receberá cópia das conversas com esse contato para abrir processo.
Se o conteúdo ou o comportamento em questão for ilegal e violar as leis, leve todas as evidências, como mensagens, capturas de tela e outros detalhes relevantes, para registrar um boletim de ocorrência na polícia e iniciar uma investigação oficial.
Como denunciar crimes virtuais no Instagram
Denunciar crimes virtuais no Instagram é importante para garantir a segurança online e a aplicação da lei. O crime contra outra pessoa pode ser testemunhado por terceiros, por isso é importante estar atento também para a comunidade. Saiba como denunciar:
-
Abra o perfil do usuário ou post a ser denunciado.
-
Toque nos três pontos verticais no canto superior direito da tela (no perfil) ou na parte superior direita da postagem.
-
Selecione Denunciar no menu suspenso.
-
Escolha o motivo da denúncia, como “É spam”, “Nudez ou atividade sexual”, “Símbolos ou discurso de ódio”, “Violência ou organizações perigosas”, “Golpe ou fraude”, “Bullying ou assédio”, “Informação falsa”.
-
Siga as instruções na tela para concluir a denúncia.
-
Caso o comportamento viole os termos de uso do Instagram, entre em contato com o suporte da plataforma. Vá até o perfil do Instagram e acesse a seção “Configurações” (ícone de três linhas horizontais no canto superior direito), depois “Ajuda” e a opção “Relatar um Problema.”
Abaixo segue o link para denunciar crimes no ambiente virtual:
https://www.gov.br/pf/pt-br/canais_atendimento/comunicacao-de-crimes