Na manhã desta terça-feira (21) faleceu o balconista de um importante grupo farmacêutico em Eunápolis. Narciso da Silveira veio a óbito as 06:30 da manhã no Hospital Ames, onde foi internado na UTI, a suspeita é de H1N1.
Informações postadas no site RADAR 64 apontam que o hospital enviou a vigilância epidemiológica o material coletado da secreção nasal de Narciso, contudo, a responsável pelo setor afirma que o material já foi enviado para analise na capital baiana, mas que não há previsão da divulgação do resultado da pericia.
Devido a suspeita da morte de Narciso ter sido ocasionada pelo vírus H1N1, todas as pessoas que mantiveram contato com o balconista serão examinadas e possivelmente receberão tratamento medicamentoso.
SOBRE O CASO
Narciso foi internado no ultimo domingo (19) no Hospital Ramos, mas devido a piora em seu quadro foi necessário transferi-lo com urgência para a UTI do Hospital Ames, onde acabou falecendo nesta manhã. Narciso já possuía problemas respiratórios, porém nada foi concluído até o presente momento.
INFORMAÇÕES POR RADAR 64
GRIPE H1N1 E GRIPE COMUM: QUAL A DIFERENÇA?
A gripe H1N1, também conhecida como gripe suína ou gripe Influenza tipo A, é uma doença causada por uma mutação no vírus da gripe. Clinicamente, é muito difícil diferenciar a gripe H1N1 da gripe por outra cepa de Influenza. Por este motivo, o teste de Influenza é uma excelente ferramenta para identificar a doença. Os sintomas da H1N1 são semelhantes aos de uma gripe comum como:
Febre alta (acima de 38ºC);
Dor de cabeça, garganta e dores musculares;
Irritação nos olhos;
Tosse e coriza;
Cansaço e perda de apetite.
No entanto, a gripe H1N1 pode levar a complicações graves, podendo ser fatal. As principais complicações da gripe H1N1 incluem pneumonia viral ou bacteriana, sinusite, e piora de doenças cardíacas ou pulmonares. Pessoas que têm alguma doença crônica, crianças, idosos e gestantes estão mais propensos a desenvolverem as complicações.
COMO A GRIPE H1N1 É TRANSMITIDA?
- Contato com partículas de saliva eliminadas por pessoas contaminadas.
- Também pode ser transmitido pelas mãos e objetos contaminados por secreções.