Jaélia Meireles Damasceno, conhecida carinhosamente como “Jajay” Ferreira Santana, é uma mulher forte, guerreira e que está apta para assumir uma cadeira legislativa.
Eunapolitana por adoção e de coração é esposa do coordenador da polícia civil, Moisés Damasceno, advogada e uma grande liderança em Eunapolis, Jaélia reúne todos os atributos para quem de fato fará a diferença na Câmara Municipal.
Jaélia, acredita na educação libertadora, uma ferramenta de emancipação do cidadão. A cada dia, Jaélia Meireles tem adquiridos novos apoiadores e pessoas que vestiram a camisa da sua candidatura.
Assim, para conhecer um pouco sobre o que pensa, Jaélia, candidata a vereadora de Eunaplis-BA, o site Leitura do Dia, apresenta uma breve conversa com ela.
O objetivo dos questionamentos é começar a mostrar a população, quem são e o que fazem os propensos postulantes aos cargos eletivos nestas eleições municipais de 2020, e assim, proporcionar mais conhecimento aos eleitores, já que são eles os grandes responsáveis por eleger nossos representantes. A seguir, CONFIRA a entrevista!
Qual seu propósito, enquanto candidata a concorrer a uma vaga no legislativo de Eunapolis?
Meu propósito é sair dos bastidores e atuar ativamente em prol da comunidade. Mostrar o trabalho que gradualmente venho fazendo e ser um exemplo às mulheres e jovens que são capazes e tem potencial, mas que ainda não se inserem no mundo do pleito, o que, na maioria das vezes, é resultado de uma construção social. Acredito que é possível trabalhar em conjunto com todos aqueles que acreditam nas diversas melhorias que o nosso município anseia e principalmente dar voz ativa como representante das mulheres e da juventude.
Qual é a sua visão de política?
Seria muito fácil tomar proveito da situação do país e criar um texto, um personagem que segue o que está na moda. Direita ou esquerda, hoje, muitos se denominam assim. Eu, Jaélia, me denomino a favor do interesse coletivo, do que é melhor para o povo. O bem para o povo é a minha visão política. Este é o momento mais importante de enfatizar a democratização da informação no nosso município, estendendo a toda comunidade as medidas e ações planejadas e adotadas tanto pelo executivo quanto o legislativo municipal. É com a visão de que a participação popular direta na construção da política pública, que baseio a minha caminhada diária e traço as minhas metas de atividades.
Você é consciente da responsabilidade de uma vereadora? Se eleita for, como será sua atuação no legislativo local?
Sim. Sou e estou consciente das responsabilidades as quais desde o anuncio da minha pré-candidata assumir em prol dessa construção. Fiscalizar as ações do executivo e legislar são atribuições básicas e legalmente indispensáveis do mandato. O vereador não constrói praças. O vereador não asfalta ruas por isso, mais que do que fazer a nossa obrigação, daremos início a construção de uma nova história na câmara de vereadores de Eunápolis. Ressalto que o vereador não constrói escolas nem postos de saúde, mas por meio de suas funções tais benefícios chegam à comunidade. O foco é cumprir as funções de fiscalizar o executivo e legislar em favor do povo para que a comunidade tenha vida digna.
Em sua opinião, quais adjetivos deve ter uma pré-candidata ao legislativo?
O povo tem a livre escolha de nomear seus representantes e como advogada e conhecedora da lei, digo que existem os pré-requisitos básicos e legais os quais todos que pretendem pleitear um mandato político devem atender. Fora as exigências legais qualquer representante do povo, independente do cargo, deve ser uma pessoa com idoneidade moral, reputação ilibada, pautada na ética, sem medos, dotada de força expressiva. Pois vai representar um povo forte e terá que trabalhar por este povo forte.
Caso eleita, como será o seu relacionamento com o poder executivo e com os demais vereadores?
Em qualquer que seja a área de atuação precisamos de apoio e ajuda de colegas, seja da mesma função ou de outra. Dentro da Câmara não é diferente. Tenho em mente que o vereador eleito tem que ser cordial tanto com seus colegas do legislativo quanto com o executivo, priorizando sempre o povo que foi quem o colocou na função. A função do vereador diante do executivo é FISCALIZAR, claro que isso será feito dentro da ética e com todo respeito tendo como prioridade o bem para o povo.
Qual sua avaliação com relação ao legislativo municipal neste último pleito?
Alguns eleitos foram uma decepção total. Durante as suas campanhas levantaram bandeiras pelas quais não lutaram durante seus mandatos. E isso é uma traição àqueles que os elegeram. Vejo uma omissão em geral por parte do legislativo. Contudo, há que se fazer ressalvas, pois alguns ainda continuam firmes nos seus propósitos e no papel principal que é ser um representante do povo. E é nesse caminho que pretendo andar. Uma vez eleita, serei funcionária do povo e é o interesse do povo que eu devo defender.
O que a senhora gostaria de acrescentar que não foi perguntado aqui?
A sociedade está cobrando mudança. A cidade de Eunápolis clama por uma mudança. Não desmerecendo os homens, os de mais idade, mas demonstrando que nós mulheres, nós jovens podemos ofertar à comunidade muito mais do que nos está sendo oportunizado. É de fundamental importância o dialogo continuo com a comunidade, com as classes e com todos aqueles que acreditam na mudança de verdade. Ser um vereador, prefeito ou governador nada mais é que exercer uma função. Não há cadeira cativa. Não devemos ter medo de mudar, de retirar aquele que não vem desempenhando o papel para o qual foi escolhido, retirar aquele que não dialoga com a população. Por isso escolhi o PMB um grupo de visão inovadora. Estou à disposição não só como candidata a vereadora mas também, como cidadã na construção de todo e qualquer projeto que venha melhorar a nossa qualidade de vida e sanar dificuldades diversas.
Para finalizar, que mensagem a Sra. deixa para o povo de Eunápolis?
A todos eunapolitanos quero frisar que o poder está nas vossas mãos. O poder emana do povo. Tendo esta consciência, vamos em busca da mudança. Não aceitem qualquer um para vos representar, não aceitem qualquer fala ou promessas descabidas. Busquemos a mudança e uma mudança para melhor. Juntos podemos muito mais.