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Home Bahia

Impasse entre prefeitura e empresa deixa eunapolitanos sem ônibus há mais de 30 dias

Alinne Werneck por Alinne Werneck
31 de janeiro de 2021
em Bahia, Empregos, Eunápolis, Justiça, Notícias, Política, Prefeitura Municipal de Eunápolis
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Impasse entre prefeitura e empresa deixa eunapolitanos sem ônibus há mais de 30 dias
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Sem recursos para pagar os funcionários da Empresa Eunapolitana (GWG é o nome de fantasia) o empresário Adelson Cirilo dos Santos diz que vai colocar os ônibus à venda para honrar os compromissos da empresa. “Quero cumprir meus compromissos. Não vou dar prejuízo a ninguém. Vou pagar todo mundo a quem devo e sair com a cabeça em pé”. Desabafou.
Com as atividades paralisadas desde o dia 26 de dezembro passado, quando o terceiro veículo da empresa foi queimado em um intervalo de 60 dias, Adelson explica que a causa da suspensão dos serviços não está relacionada à apenas as questões de falta de segurança.
Segundo o empresário “o problema mais grave é a redução do número de passageiros”, devido ao que chamou de “concorrência desleal do transporte clandestino que está tirando a receita do sistema convencional”. A redução da demanda se agravou durante a pandemia do novo coronavírus, quando houve fechamento do comércio, a fim de cumprir o isolamento social. “Mesmo assim a empresa rodou com o mesmo número de veículos”. Enfatizou.
Recentemente, “um dado adicional ao quadro caótico que a empresa já enfrenta”, acrescentou Adelson Cirilo, é que a nova prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres (DEM), “se recusa a pagar a contrapartida do município para cobrir as gratuidades”.
“A prefeita está se recusando a pagar dívidas do município com a empresa GWG. A gestora acha que as obrigações do município não são de responsabilidade dela e com essa postura de querer fugir da responsabilidade, alegando que ela não tem compromisso com dívidas passadas, Cordélia está tornando a vida dos eunapolitanos cada dia mais difícil”. Frisou.
A Prefeita Cordélia Torres ainda não foi ouvida e a reportagem tenta o contato da Assessoria de Comunicação do município.
CONCESSÃO
Em 2010 a Empresa Eunapolitana venceu a licitação para explorar, mediante concessão, o serviço de transporte coletivo no município de Eunápolis. O prazo expira em 2025. O compromisso da empresa é atender a 116 mil passageiros/mês pagantes e mais 19 mil/mês estudantes, que praticam a meia passagem. Em contrapartida, o município paga à empresa o subsídio de R$ 68.700,00 mil mensal.
Este subsídio equivale à diferença entre o valor cobrado do usuário versus o custa real da passagem, que seria mais alto.
Com o repasse desses recursos, a prefeitura reduz as perdas das empresas com gratuidade [agentes de saúde, idosos, portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes etc] e outras despesas que, sem a compensação, seriam repassadas à tarifa.
Durante a primeira tratativa a prefeita, segundo Adelson Cirilo, ofereceu R$ 50 mil para o mês de dezembro, quando os ônibus rodaram até o dia 26.
Adelson Cirilo ressalta que a tarifa praticada ao transporte público de Eunápolis é das mais baixas no estado da Bahia, menor que Porto Seguro, Itabuna e Teixeira de Freitas. Por outro lado, informou que desde abril de 2020 já houve reajuste da passagem para R$ 3,30 o qual, embora homologado na justiça, a empresa não repassou aos usuários, devido à pandemia do novo coronavírus.
VALE TRANSPORTE
A GWG emprega 100 trabalhadores diretos e dispõe de uma frota de 20 veículos que cobrem 90 mil quilômetros de linhas urbanas e rural no horário de 5h às 22h com redução de frota aos sábados (a partir das 14 h), domingos e feriados. Hoje, sem condições de cobrir a folha de pessoal e as despesas de manutenção, Adelson Cirilo explica que da previsão de 120 mil passageiros/mês a empresa só está atendendo a 45 mil usuários por mês.
Uma das soluções apresentadas por ele é que o município adquira 120 mil vales transporte a cada mês, para atender aos servidores públicos que aderirem à modalidade. Em contrapartida, a empresa se compromete a refazer sua planilha de tráfego, ajustando os pontos de parada aos prédios públicos, como escolas, creches, postos de saúde, CCZ, hospital etc.
A proposta foi apresentada ao grupo de 17 vereadores, reunidos a semana passada, no gabinete do presidente da Casa, Jorge Maécio (PP) com a presença da procuradoria jurídica da Câmara, além do advogado Jota Batista, que presta assistência jurídica ao chamado Gr 11, além dos ex-vereadores Vasco Queiroz e Paulo Brasil.
“Eu estou pedindo a prefeita, ao Ministério Público e aos vereadores que a dialogue e que a prefeitura cumpra o contrato porque chegou um momento que a empresa não consegue rodar mais”. O apelo do empresário é para que a prefeita pague o subsídio mensal de R$ 68,700 mil referentes aos meses de dezembro/2020 e janeiro/2021.
“Trata-se de uma empresa privada que presta serviço público, é obrigação do município cobrir as gratuidades, corrigir as coisas, e garantir ao povo o direito de ir e vir”. Concluiu.

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