A nossa reportagem esteve hoje (17/01) na feira do pequi para saber de alguns feirantes o que motivou a realização por conta própria dos próprios boxes existentes no local.
Durante visita da reportagem foram ouvidos vários feirantes que informaram que a feira do pequi está sendo parcialmente reformada por eles, porém, que a prefeitura de Eunápolis irá realizar a reforma do telhado da feira, além da parte hidráulica, elétrica e hidrossanitária do local.
Segundo o depoimento de uma açougueira, houveram várias reuniões com a equipe técnica da prefeitura e que foi firmado um acordo de que se a prefeitura realizasse toda a reforma, a demora poderia ser prejudicial ao andamento do trabalho dos feirantes, que inclusive seriam realocados momentaneamente para outro local até o término da obra. Deste modo, os açougueiros afirmaram que preferiram reformar por conta própria, a saírem do local durante a obra pública, contudo o fato foi acordado entre Prefeitura e os Feirantes.
Por parte da população existe uma perspectiva positiva em relação a reforma pois é um sonho antigo, muito embora, no ano de 2015 a Câmara Municipal de Eunápolis aprovou um empréstimo concedido pelo Desembahia no valor de R$ 25 Milhões de reais para a reforma das feiras livres, escolas, etc.
A VERSÃO DA PREFEITURA
No local da obra encontramos a superintendente de serviços públicos Livia Almeida que endossou a versão dos feirantes, e afirma que houve um acordo entre as partes para que a reforma seja concretizada, o projeto arquitetônico já está pronto e seguramente a feira do pequi será reformada de maneira que promova maior qualidade de vida para os consumidores e feirantes.
NOTA DO SITE
É decepcionante para uma equipe de jornalismo ser hostilizada por um funcionário público em exercício, justamente no ato da reportagem na feira do pequi. Ao chegarmos no local, um funcionário público ainda não identificado tentou constranger a equipe a pretexto de que estava “defendendo Robério” e que o faria mil vezes se fosse necessário. A nossa equipe de reportagem é treinada e capacitada para jamais constranger ou agir com parcialidade em nenhuma de suas ações. Este ato injustificado foi repassado para a equipe técnica do município para que eventos como estes não voltem a ocorrer. Respeito a imprensa deve imperar!