Centenas de moradores participaram do Movimento Azul, em Itagimirim, que promoveu uma verdadeira maratona de atividades diversas para a comunidade local na Praça José Santos Queiroz. Ocorreu no sábado, 20 de novembro.
Foram cerca de 15 horas de uma programação intensa e variada para alertar sobre a importância de cuidados com a saúde do homem, em especial o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Iniciou com o Pedal Azul às 7 horas. Equipes de ciclistas circularam pelas principais ruas de Itagimirim e por trilhas de áreas rurais.
Ao longo do dia vôlei, jiu-jitsu, futmesa, capoeira, amistoso de futebol, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, coleta de exames PSA para detecção de câncer de próstata quando não há sintomas e orientações. O evento foi encerrado com o aulão de ritmos que já é sucesso na cidade e contagiou uma plateia atenta que lotou a praça.
A iniciativa faz parte das ações do governo do município dentro da campanha Novembro Azul, mês de conscientização para o combate a esse tipo de câncer e de incentivo a realização de exames rotineiros, o que ainda é um tabu entre o público masculino. O
Movimento Azul foi promovido por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento de Esporte e Cultura da Secretaria de Educação de Itagimirim.
O vice-prefeito, Lindolfo Lima (MDB), acompanhou os trabalhos. O prefeito municipal, Luizinho (PODEMOS), destacou que “a saúde é uma das prioridades da gestão e um tema tão importante quanto a saúde dos homens precisa ser tratado com seriedade e de forma a unir todas as áreas neste alerta e combate. A união do nosso governo, das nossas secretarias resultou em um mais um evento de excelência. Os maiores beneficiados é a nossa população”, enfatizou o atuante prefeito de Itagimirim.