Após a ampla divulgação de uma fala no WhatsApp pessoal da jornalista Alinne Werneck, o prefeito de Itapebi Juarez Oliveira, vulgo Peba, emitiu na manhã desta quarta-feira (01/05/24) uma nota retratando-se com a imprensa, na qual em sua fala anterior os chamou de propineiros, principalmente durante a campanha politica.
As entidades de apoio a imprensa exigiram por meio de notas de repúdio que o prefeito se retratasse do que foi dito, além de execrarem a postura advinda do chefe do executivo municipal de itapebi, sul da Bahia.
Segue a nota:
NOTA PÚBLICA
Prezados cidadãos de Itapebi e membros da imprensa,
Eu, Juarez da Silva Oliveira, conhecido carinhosamente como Peba, venho a público expressar meu sincero pedido de desculpas pelo recente incidente envolvendo um áudio divulgado que me retrata fazendo declarações desrespeitosas e inapropriadas sobre jornalistas e radialistas.
Reconheço que minhas palavras foram inapropriadas e resultaram de um momento de grande tensão pessoal, intensificado por ataques contínuos à minha pessoa que, infelizmente, ultrapassaram o campo profissional. Apesar disso, quero deixar claro que a responsabilidade pelos meus atos e palavras é inteiramente minha. As circunstâncias que levaram àquele momento de exaltação não justificam a forma como me expressei. Ressalto ainda que essa minha fala no áudio não refletem de forma alguma meu verdadeiro sentimento e respeito pela imprensa. A declaração foi uma reação impulsiva e inadequada, principalmente dirigida em resposta a ataques pessoais que tenho sofrido, o que de forma alguma justifica minha fala. Ao longo dos quase 4 anos de meu mandato, sempre busquei manter uma relação de respeito e transparência com a imprensa, valorizando o papel fundamental que jornalistas e radialistas desempenham em nossa sociedade. Eles são essenciais para a manutenção da democracia, atuando na fiscalização das ações do governo e garantindo que informações corretas e necessárias cheguem até a população. Sempre valorizei e respeitei o trabalho da imprensa, reconhecendo a importância fundamental do jornalismo sério e comprometido com a verdade para a democracia e para a nossa sociedade.
Sempre estive comprometido e participamos de diálogos construtivos e a fomentar um ambiente de respeito mútuo e colaboração entre o governo municipal e a imprensa. A liberdade de expressão e a crítica construtiva são pilares que devem guiar nossas interações e nosso crescimento enquanto comunidade.
Peço desculpas aos profissionais sérios da imprensa por quaisquer generalizações indevidas e reafirmo meu respeito por sua importante função. Estou aberto a diálogos e ações que possam fortalecer a relação entre a prefeitura e a imprensa, com o objetivo de promover maior transparência e cooperação.
Itapebi Bahia 29 de Abril de 2024
Atenciosamente,
Juarez da Silva Oliveira “Peba”
Prefeito de Itapebi, Bahia
OBSERVAÇÃO: Eu, Alinne Werneck, jornalista que teve sua dignidade violada em meu WhatsApp pessoal em detrimento das ofensas em tom jocoso do prefeito de Itapebi, não me sinto menos ofendida apenas pela emissão de uma nota pública e genérica. É valido ressaltar que as ofensas a princípio foram direcionadas a mim, com insultos tais como “Propineira”, etc. Posteriormente o gestor colocou no mesmo patamar todos os jornalistas lhes atribuindo esta atitude indigna de recebimentos financeiros ilícitos.
Deste modo, pedir desculpas a toda a classe, não suprime a ofensa a mim proferida, uma vez que a ofensa ocorreu do celular pessoal do gestor para o meu também celular pessoal.
O gestor sequer mencionou o que deu início a ofensa, e tampouco me direcionou um sincero pedido de desculpas, pois quando a ofensa foi realizada, ele fez em particular e não em público. Além de ressaltar que tive conhecimento desta nota via colegas de imprensa que também repudiaram a atitude do prefeito. A liberdade de expressão, não flerta com a liberdade para ofensa.
Alinne Werneck – Radialista e Jornalista