Em cerimônia simples, mas repleta de emoção e sentimento de dever cumprido, diversos assentados receberam o tão sonhado título de propriedade tanto na Fazenda Uberlândia através da associação ASAFAU (Associação e agricultores e familiares da fazenda Uberlândia) quanto do assentamento São Caetano, onde mais de 80 famílias agora possuem o documento que lhes assegura o direito à moradia.
SEGURANÇA DE PROPRIEDADE
O produtor rural e presidente da ASAFAU, Gilfredo Santos foi um dos que recebeu o título da terra e contou que agora se sente seguro por poder dizer que é dono da propriedade onde vive há mais de 10 anos.
“Agora, temos convicção de que tudo que fizemos é da gente. Antes, éramos alertados o seguinte: você só pode dizer que é dono da terra o dia que pegar o título. Por enquanto, a terra é da União. Hoje, a gente se sente mais seguro. É algo que a gente tem, que podemos deixar para nossos filhos. Assim como fui criado na agricultura, eles também. O que eu sei, passei pra eles. Foram mais de 10 anos na luta, mas chegamos lá”, comemorou.
Com o título em mãos, é possível buscar crédito para produzir na propriedade rural e ter acesso às políticas públicas governamentais. “Junto com título, vem o crédito rural. Agora os assentados vão ter o crédito para produzir, ter dignidade e ter renda.
O também agricultor Anito Bispo afirma que mora no assentamento São Caetano há mais de 12 anos e que somente em dezembro de 2021 pôde entregar sua documentação que não demorou nem 6 meses para ser aprovada e regulamentada. “Estamos no assentamento desde 2010 e aguardando ansiosamente pelo documento. São 12 anos de luta e orgulho pela conquista de ser dono da terra onde escolhemos para viver e construir uma família. Agora posso dizer que sou dono da terra que será minha garantia para poder investir e ter qualidade de vida”.
DESENVOLVIMENTO, DIGNIDADE E TRABALHO PROPROCIONADO EM PARCERIA COM A VERACEL CELULOSE
Uma das gigantes na área de fabricação de celulose, a Veracel é um dos baluartes para esta conquista, pois, em razão da doação de diversos hectares de terra foi possível que os assentados realizassem o sonho de possuir o titulo de posse. Instalada em Eunápolis há mais de 15 anos, a empresa em muito contribui para o crescimento e expansão econômica da população.
Para este evento estiveram presentes, além da presidente do STTR Graça e Natanael, Maria Cristina Vitória secretária de políticas agrícolas, o vice-presidente da FETAG David Walkerman, Ismar o presidente da associação Baixa Verde, Ana a presidente da associação das mulheres, Givaldo Alves, empresário da KLG.