Ampliando o prestígio eleitoral em nível nacional, o grupo liderando pelo deputado federal Ronaldo Carletto elegeu o presidente da Juventude Progressista do Brasil, Neto Carletto, para exercer o cargo de deputado federal da Bahia na Câmara Federal, em Brasília. As eleições proporcionais aconteceram neste domingo (02/10). Ele tem 26 anos, é formado em Direito e é o segundo mais jovem deputado federal do Brasil a assumir o mandato em 2023.
Neto Carletto obteve numericamente 164.655 mil votos, perfazendo 2,07% por cento do eleitorado baiano. Ele é o quinto deputado mais bem votado no estado. Estes números superam a votação do tio dele, Ronaldo Carletto, nas eleições proporcionais de 2018, em que somou 118.097 mil votos. O resultado consolida ainda mais o universo eleitoral do grupo em toda a Bahia.
“Na verdade, a eleição não é só um motivo de orgulho pessoal”, disse o coordenador da campanha na Costa do Descobrimento, vereador Jorge Maécio (PP), “mas, principalmente, um reconhecimento importante do povo de Eunápolis e de toda Bahia, que vai continuar tendo um representante na Câmara Federal com os mesmos compromissos de Ronaldo Carletto, podendo avançar ainda mais com a força da juventude do sobrinho”. Comentou.
Maécio, que é presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis e ligado ao grupo ao longo de 20 anos, usou as redes sociais para agradecer os votos dos eunapolitanos e disse que “Neto é mais uma força empenhada na articulação e busca por benefícios para a nossa cidade e à toda a Bahia”, complementou.
NÚMEROS DE EUNÁPOLIS
Em Eunápolis, levando em conta somente o cenário local, com 16,40% (9.328 mil votos), Neto Carletto obteve quase o dobro dos votos do deputado federal apoiando pelo grupo governista da cidade: Elmar Nascimento que ficou apenas em terceiro lugar na preferência dos eunapolitanos.
Reeleito pelo União Brasil, Elmar conquistou 8,39% do eleitorado local (4.772 mil votos em Eunápolis), a despeito do apoio da prefeita Cordélia Torres (UB) e seu marido, Paulo Dapé, além de mais 10 vereadores e lideranças políticas.
O segundo colocado foi Uldurico Júnior (MDB) com 16,11% (9.163 mil votos).
REJEIÇÃO
Observadores arriscam que a rejeição do casal colou nos seus candidatos já que Robinho (UB), deputado estadual de grupo, obteve somente 4.327 votos (7,54%) muito abaixo da ex-deputada e ex-prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD), que abocanhou 20.450 mil votos, representando 35,66% do eleitorado eunapolitano e foi eleita para ocupar uma dos 63 cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado a partir de 2023.
O terceiro colocado foi o advogado e ex-vereador Jota Batista (PL), que, com 3.854 votos conquistou o sim de 6,72% dos eleitores da cidade.
Ao fim da apuração na cidade, Lula, do PT, teve 51,44% dos votos para a Presidência (31.206 votos), enquanto Jair Bolsonaro foi a escolha de 42,34% dos eleitores (25.685 votos) do município.
Para o cargo de governador, Jerônimo recebeu 38,74% dos votos (22.405 votos) entre os eleitores de Eunápolis. O segundo colocado nesse cenário foi Acm Neto, com 37,34% (21.593 votos), apoiado pelo grupo governista representado por Cordélia Torres e Paulo Dapé.