No mês de março de 2021 a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres (DEM) realizou a compra de insumos para o enfrentamento ao covid-19 junto a PRONTOMED CLINICA E SERVICOS MEDICOS.
O que chamou atenção neste contrato foram duas situações:
- Porquê Cordélia optou pela compra de insumos básicos em uma empresa situada em Itabuna BA, uma vez que em Eunápolis e Porto Seguro existem clinicas que possuem os produtos adquiridos pela prefeita?
- O valor do contrato assustou a sociedade, por se tratar de quase 6 milhões de reais que iriam suprir as necessidades do município por apenas TRÊS MESES apenas para o enfrentamento ao Covid-19, sendo que nem o Hospital Regional inteiro tem este gasto astronômico?
Contudo, essas duas situações ainda não são as mais graves no contrato, analisando as notas fiscais, a prefeitura de Eunápolis fez a compra de insumos médicos com um valor quase 4 vezes mais alto do que o valor convencional.
Por exemplo, caixa de fitas para aferir glicose:
Uma caixa em qualquer loja em Eunápolis custa em média 75 reais. Porém, no contrato da prefeitura, foram pagos 272 reais por caixa de fitas.
A câmara de vereadores e o ministério público deve fiscalizar de perto os moldes destes contratos que estão sendo homologados pela prefeitura. CASO HAJA indícios de superfaturamento, que sejam condenados os responsáveis pela compra de qualquer produto com valor acima do preço de mercado ao ressarcimento do montante integral do prejuízo causado ao município e aplique a eles as demais penalidades previstas em lei.